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Produção da Amil para a campanha de conscientização do Outubro Rosa e Novembro Azul, mostra casos reais inspiradores de quem batalha ou batalhou contra o câncer

Iniciado nos anos 90, o Outubro Rosa é celebrado anualmente para disseminar informações sobre o câncer de mama, que é o tipo que mais acomete as mulheres no mundo e, também, mais recentemente, o câncer de colo de útero.

Nos últimos anos, também passou a ser celebrado o Novembro Azul para a conscientização sobre o câncer de próstata entre homens. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens brasileiros, logo atrás do câncer de pele.


Crédito: Andre Alves.

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta as chances de cura em 95% dos casos, por isso, durante esses meses, instituições e empresas promovem o tema para conscientizar e encorajar mulheres e homens a quebrarem tabus e realizarem os seus exames, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Após o sucesso de um case em still usando a técnica light painting para o cliente Syngenta, a Fish Produtora foi convidada pela Amil para revisitar a técnica com um novo desafio: uma série de vídeos para as campanhas de conscientização do Outubro Rosa e Novembro Azul, entrevistandopessoas que superaram ou estão lutando contra o câncer de mama ou próstata.

Devido a confiança e relação de longa data do cliente com a produtora, o formato do projeto foi deixado em aberto para a Fish. Tirando proveito dessa oportunidade, a Fish Produtora quis aprofundar a técnica do light painting, enquanto explorava ao máximo o storytelling. Focando na jornada única de cada personagem e levando a direção para um campo intimista e verdadeiro.

Buscando essa veracidade e a captação das nuances de cada depoimento, foi utilizada uma técnica de “fotografia orgânica”, somada a movimentos de câmera na mão e edição intercalada entre os depoimento, preparação por trás dos bastidores e da conexão dos entrevistados com a diretora que conduziu os filmes para a campanha Outubro Rosa, e com o diretor que conduziu os filmes para Novembro Azul, com quem eles contavam suas histórias.

   

   
Crédito: Andre Alves.

Ao conhecer mais as vivências com o câncer de cada entrevistado, foi pedido que eles identificassem a palavra-chave em que eles se apoiaram para superar esse desafio tão grande. A palavra-chave é pontuada durante os depoimentos de cada entrevistado e é revelada por completo ao final utilizando o tão requisitado light painting.

Para levar a técnica para um novo patamar, foi contratado um artista plástico e grafiteiro para escrever cada palavra-chave com luz em still. Posteriormente, a palavra foi animada como se estivesse sendo escrita em tempo real em frente à câmera. Para garantir que os movimentos gravados se encaixassem perfeitamente à animação, os depoimentos e o lightpainting foram realizados simultaneamente em estúdios diferentes.  Criando opções de tamanhos e traços de cada palavra-chave, ao mesmo tempo que testava os quadros e movimentos com a equipe de gravação dos entrevistados. O resultado foram imagens em que as palavras-chaves fluem no ar como se estivessem sendo escritas pelos próprios entrevistados.

   
Crédito: Andre Alves.

Ao final do vídeo, os dois grandes protagonistas do case, os entrevistados e as palavras-chave em lightpaint, são reveladas em conjunto no quadro, com um retrato do entrevistado. Com a intenção de capturar a energia fresca de cada depoimento, esse retrato foi produzido pela equipe de fotografia logo após a gravação. Uma abordagem de direção e produção que permitiu os entrevistados emanarem o poder da sua palavra-chave num tom de superação, conscientização e inspiração. Tanto para aqueles que ainda batalham ou um dia vão batalhar contra o câncer.

CONFIRA O RESULTADO

Ficha Técnica:

Cliente: Amil
Produtora: Fish
Atendimento: Alessandro Fadini
Roteirista: Rafael Sylos
Direção: Luciana Lacerda e Guilherme Bernardo
Fotografia: Edu Ruiz
1º Assistente: Rodolfo Mozer
Som direto: Rafael Costa e Jade Nogueira
Produtor executivo: Moisés de Almeida
Figurino: Myrna Patricia Seguel
Arte e Objetos: Moisés de Almeida
Produção de Elenco: Nathalie Rodrigues
Protagonista (não atriz): Andrea da Silva, Sandra Nakakura e Solange Varin
Maquiagem: Vivian Carolina Genari
Maquinista: Daud Melo dos Santos
Elétrica: Claudio Ferreira
Assistente de elétrica: Jonathan Brayan Rosa da silva
Carro de câmera: Cleber Pinheiro Meira
Transporte equipe/convidados: AGP Transporte
Pós: Fish produtora
Fotógrafo Still retratos e light paint: Andre Alves
Assistente de Still: Marcelo Lima
Artista plástico light paint: Raphael Donelian
Montagem: Melissa Bávaro
Motion e composição: Gustavo Bruno Sato Miaciro
Direção de arte/pós: Paulo André Calazans
Color: Melissa Bávaro
Financeiro: Fernanda Paulino

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