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desafios técnicos e colaboração: os bastidores do projeto Entrada Delas, da Stella Artois

O projeto “Entrada Delas” (em inglês, StartHer),  promovido pela Stella Artois, é uma iniciativa da AMBEV, criada pela SOKO, que visa incentivar a inclusão feminina na gastronomia. No mês passado, chefs de todo o Brasil foram convidadas a criar entradas especiais, que posteriormente entraram para o menu de restaurantes renomados de São Paulo. 

Liderado por Helena Rizzo, reconhecida como a única chef brasileira com estrela Michelin, o projeto tem como objetivo apoiar e dar visibilidade a novos talentos femininos no mercado gastronômico, e deixa bem transparente sua intenção com a sua participação: “Não quero ser apenas uma, ou uma de poucas. Quero ser uma entre muitas”.

Veja a versão em português do filme produzido para o projeto Entrada Delas com criação da agência Soko e produção da Fish produtora.

O propósito central do “Entrada Delas” é alinhar-se com os valores de inclusão e diversidade da Stella Pure Gold e da AMBEV, buscando apoiar e promover a ascensão de chefs femininas promissoras em suas carreiras gastronômicas. 

Nos bastidores, a equipe da produtora audiovisual FISH, responsável pela produção do filme e fotos da campanha, enfrentou desafios técnicos singulares e colaborou intensamente para capturar a essência do projeto durante um set de filmagem que lidou com tempo reduzido e dividia a diária com a equipe de fotografia still.

O diretor de fotografia, Danilo Rosa Carneiro, precisou construir uma cena com luz solar em uma cozinha noturna. Com onze chefs em cena, cada uma em uma posição distinta, a tarefa se mostrou ainda mais complexa. Para superar esses desafios, Danilo e o gaffer Bruno Obara decidiram utilizar fontes de luz que criaram áreas de sombra para dar contraste com a cena e um jogo de câmera e lentes que trouxeram suavidade e nitidez para valorizar as chefs e suas criações.

Enquanto isso, a diretora de cena Mariana Cobra desempenhou um papel fundamental na promoção do trabalho em equipe, reconhecendo a importância de retratar as mulheres e seu trabalho com cuidado e atenção. Consciente dos desafios do tempo de filmagem, ela propôs ações que permitiram uma interação natural entre as protagonistas, resultando em um filme mais documental. Sua abordagem na narrativa visual destacou o talento das personagens de forma autêntica, enfatizando sorrisos, olhares e a sororidade entre elas através de movimentos de câmera leves e fluidos, criando uma atmosfera íntima e vibrante. 

   
Fotos da equipe nos bastidores da produção. Crédito: XandKlein

O maior desafio do Diretor de produção, Othon Dantas, foi lidar com um prazo curto e a necessidade de aprovação da marca um dia antes da filmagem. A união da equipe de produção e a transparência nas trocas, fez todos entenderem que se tratava de um projeto atípico, o que fez com que todos colaborassem de forma positiva, deixando o set fluído e leve.

Alessandro Fadini produtor executivo, destacou a oportunidade de participar de um projeto com um propósito maior, relevante para a sociedade. “A produtora teve a liberdade de criar em conjunto com a marca e a agência, somando pontos importantes para conseguir o resultado esperado à produção que ainda não tinha um roteiro definido. Isso garantiu que a diversidade na gastronomia fosse celebrada de forma autêntica”, argumenta Fadini, produtor executivo e sócio da FISH.

O fotógrafo de retratos, Bruno Fujii, destaca a conexão entre as chefs, o que transmitiu muita autenticidade. Ele destacou a importância de uma direção cuidadosa e de uma iluminação adequada para capturar a essência de cada chef de forma individual e coletiva. Além disso, a participação do Pablo Lobo fotógrafo, da food stylist Júlia Bissiato e do efeitista Claudemir Tavares de Oliveira Lobo, foi crucial para a realização das fotos dos pratos, com a colaboração das próprias chefs na apresentação dos mesmos. A sintonia entre as duas equipes, de filmagem e as sessões de fotos foi fundamental para manter a consistência visual, mesmo com sets e equipamentos diferentes. 

   

   
Fotos dos bastidores da produção StartHer que entrou para shortlist de Glass – The Lion For Change na edição de 2024 do Cannes Lions. Crédito: XandKlein

Para Anna Sayão, Producer da Modo Integrado Ambev, este projeto visa destacar o compromisso da Stella Artois em promover a igualdade de gênero na gastronomia, dando visibilidade e protagonismo às chefs mulheres, uma iniciativa que é celebrada pelos consumidores e fãs da marca. Segundo ela, estes filmes representam a retomada da campanha “Entrada Delas” de uma série de ações contínuas que a marca realizará para divulgar e valorizar a gastronomia regional por meio das chefes. 

Esse esforço conjunto demonstra a importância da organização e da cooperação entre os membros da equipe, resultando em um projeto bem-sucedido produzido em um curto prazo.

   


Fotos das chefes de cozinha nos bastidores da produção StartHer. Crédito: XandKlein

Projeto com o propósito de inclusão foi criado pela agência Soko para a marca Stella Artois Pure Gold, contou com a participação do CCO Rafael Ziggy, com mulheres na liderança e time que fez a produção acontecer unindo forças com a Fish produtora: Mariana Porto (Head de Marketing), Julia Surge (Marketing Manager), Yasmin Paulino Alves (Content Manager), Guilherme Perez (Brand Manager), Mariana Bier (Head de Estratégia), Felipe Cerchiari (Global Brands Director), Dani Waks (Marketing VP), Isabela Marangoni (Diretora Criativa), Marina Cota (Head of Design), Maria Fiuza (Creative), Patricia Kano (Art Director), Julia Funari (Content Manager), Rafael Alves (Creative Director), Renata Cintra (Vice President of Client Services), Camilla Tavares Marcondes (Head de Atendimento), Juliana Dantas (Account Director), Fernanda Farias (Strategy), Mariana Esteves Cordeiro (Head of Strategy), Joaquim Carvalho (Jaú) (Strategy Group Leader), Larissa Kubo (Head de Operações e Produção), Daniela Giannonim (Project Manager), Leticia Hernandez (Project Leader), Imira Ribeiro Lima (Project Manager), Rafa Peres, Rafa Lima, Erick Mendonça (Executive Creative Director), Igor Moura (Creative), Henry Kage, Júlia Calais (Creative Copywriter).

Na terça-feira, 04 de junho, a organização do Cannes Lions 2024 divulgou a shortlist da categoria Glass – The Lion For Change. O filme “Entrada Delas” (em inglês, StartHer) esteve presente entre os 4 finalistas brasileiros na premiação. O resultado da premiação será divulgado dia 21 de junho. 

 

Aproveite para curtir o behind the scenes da produção feita para Stella Artois Pure Gold:

Crédito: XandKlein

 

Ficha Técnica: 

Marca: Stella Artois

Produto: Stella Pure Gold

Agência: Soko

Diretor Criativo: Rafael Ziggy

RTVI: Daniela Giannoni

Gerente de projeto: Imira Lima

Líder de projeto: Leticia Hernandez

Líder Criativo: Isabela Marangoni

Criativo: Maria Fiuza

Chefe de Design: Marina Cota

Diretora de Arte: Patricia Kano

Produtor: Anna Sayão; Leonardo Sayão; Filipe Atihé; Wagner Ramos

Produtor Executivo: Alessandro Fadini

Novos Negócios: Andre Alves

Diretor de Produção: Othon Dantas

Coordenador de pós-produção: Caio Bueno

Atendimento: Nicole Bonnet

Controller: Fernanda Paulino

Diretor de produção: Thiago Freire

Assistente de produção: Gabriel Angelini

Diretora de cena: Mari Cobra

1ª Assistente de direção: Taciana Fortunati

2ª Assistente de direção: Danielle Pedrose

Diretor de fotografia: Danilo Rosa

1ª Assistente de câmera: Flora Correia

2ª Assistente de câmera: Rebeca Capeca

Logger: Victória Drahomiro

Fotógrafo: Pablo Lobo; Bruno Fuji

Assistente de fotografia: Ethianne Ferreira; Samuca Kim

Gaffer: Bruno Obara

Maquinista: Maycon Cosmano

Operador de Som Direto: Jade Nogueira

Diretor de Arte: Dieter Truppel

Assistente de Arte: Akkena Manzanares

Produtora de objeto: Karina Zandona

Efeitos de Mockup: Claudemir Lobo

Food Stylist: Júlia Bissiato

Consultoria Gastronômica: Na Mesa

Figurinista: Marcos Cherevek

Camareira: Conceição Pereira

Maquiador: Monalisa Ribeiro

Transporte e logística: DNS Transportes; Transkinder

Montador: Gabriel Lancman

Motion Designer: Thiago Francisco

Desenho de som e trilha: Hefty Audio

Colorização: Psycho N’ Look

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