Preloader

Amil discute transtornos mentais sob uma ótica positiva

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, o Brasil chegou a ser o país com a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, com 10% da população acometida. Em 2022, a OMS identificou que 5,8% da população brasileira convive com depressão, sendo a maior taxa da América Latina, perdendo só para os Estados Unidos. Presente entre 30% da força trabalhista brasileira, a síndrome de burnout foi reconhecida como uma doença ocupacional pela OMS em 2022.

Entre esses dados e relatos de pessoas que convivem com preconceito por sofrerem desses transtornos, é necessário repensar como lidar e tratar os sintomas para garantir dignidade e qualidade de vida às pessoas. Com esse intuito, a Amil quis informar as pessoas sobre o Programa de Saúde Mental da Amil e apresentar como esses transtornos podem ser tratados.


Crédito: Edu Ruiz.

Em um caminho inverso, o cliente entrou primeiro em contato com a produtora musical JUKE para o desenvolvimento da trilha e depois introduziu a Fish Produtora à campanha. Trabalhando em parceria com a JUKE, a Fish propôs mudanças nos arranjos para se adaptar melhor ao roteiro da peça.

Para comunicar esse apoio à saúde mental, a palavra-chave “novo tempo” presente na trilha inspirou a Fish Produtora a usar o nascer do sol na produção do roteiro como “um começo de um novo dia”, “um o ponto de virada entre as crises”, com uma mensagem de esperança para quem sofre desses transtornos.

Baseando o storytelling em três personagens, uma publicitária com transtorno de ansiedade, um gamer sofrendo de depressão e uma enfermeira com a síndrome de burnout, foram usada inserções estratégicas da marca pela história, com cada personagens entrando em contato iniciando o seu tratamento no Programa de Saúde Mental, mostrando que quem sofre de depressão, ansiedade e burnout tem o apoio profissional da Amil. Quando apresentada para o cliente a proposta foi muito bem recebida pela abrangência do público e a relevância dada à marca.

   
Crédito: Edu Ruiz.

Com um roteiro e projeto ambiciosos, foi trabalho do time de produção da Fish otimizar o processo com uma forte pesquisa na pré-produção, encontrando uma única locação externa que contava com todos os ambientes necessários para a gravação, além das cenas nas clínicas da Amil.

Em uma peça que dependia fortemente da performance do elenco, foi realizada uma minuciosa produção de casting, buscando diversidade do elenco. Além disso, foi organizada uma pré reunião com o elenco para a leitura do roteiro e as primeiras instruções do diretor sobre como seria a gravação durante as diárias.

Para os toques finais, foi contratada uma equipe de direção de arte para lidar com a produção de figurino e cenografia de cada cena nas locações.

     
Crédito: Edu Ruiz.

Nos retoques finais da pós foram inseridos os vfx (efeitos visuais), tratamento de cor e comp, que é a eliminação de elementos indesejados na cena por técnicas de pós na edição para garantir uma unidade visual para todos os personagens.

Em um trabalho em equipe, envolvendo cliente, produtoras e direção de arte, cuidadosamente liderado pela Fish Produtora, a exibição do filme nas redes da Amil rendeu mais de um milhão de visualizações, reações positivas dos espectadores.

 

Vem Conferir!

 

Ficha Técnica:

Cliente: Amil
Produtora: Fish Produtora
Atendimento: Alessandro Fadini
Roteirista: Rafael Sylos
Direção de Cena: Rodrigo Cabral
Direção de fotografia: Edu Ruiz
1º Assistente: Rodolfo Mozer Santos
2º Assistente: Jhonatas Silva do Amaral
Produtor executivo: Moisés de Almeida
Produção de locação: Nathalie Rodrigues
Assistente de Arte: Diógenes Goreti de Oliveira, Rubens Tavares Junior
Figurinista: Maria da Conceição da Costa Gomes
Produção de elenco: Moisés de Almeida e Nathalie Rodrigues
Produção de locação: Nathalie Rodrigues
Maquinista: Otávio Sarrico dos Santos,
Elétrica: Daud Melo dos Santos
Motorista: Celso Noboru Sunto
Ator Gamer: Victor Salomão Esmerino
Atriz Enfermeira: Daniella Cristina Garcia
Atriz Publicitária: Gláucia Moraes
Maquiagem: Marcely Tobias
Pós: Fish Produtora
Montagem e sfx: Melissa Bávaro e André Vital
Motion, arte e comp: Rodrigo Schmier
Color: Melissa Bávaro
Financeiro: Fernanda Paulino

Compartilhar em suas redes: