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Amil aborda transtornos mentais em campanha

Para conscientização e prevenção a casos de depressão, ansiedade e burnout, a Amil, em parceria com a Fish Produtora, desenvolveu uma campanha de saúde mental com três filmes sobre pessoas vivendo essas questões.

   

Crédito: Renato Ribeiro.

Alguns conceitos foram pré-definidos pelo cliente, como os entrevistados sozinhos dentro de um quadro em branco e a mudança de imagens em preto e branco para coloridas. Transformando esses elementos em características técnicas, a Fish Produtora optou pelo: uso do fundo branco e uma cadeira ao centro do cenário para aumentar a sensação de que os personagens estão sentindo-se isolados; uma fotografia preta e branca aliada a planos abertos aumentando a sensação de distanciamento das emoções; a transição do preto e branco para as artes coloridas, trazendo movimentação e dinamismo com animações; e a troca para planos mais próximos diminuindo a sensação de isolamento e mostrando com mais detalhes as emoções dos entrevistados.

Crédito: Renato Ribeiro.

Cada entrevistado conta, a partir de suas histórias reais, os comentários danosos que costumam receber sobre os seus transtornos, explicando como eles podem até piorar o quadro clínico dos pacientes. Eles também falam sobre suas experiências pessoais com esses transtornos e o que de fato os ajudam a superar esses momentos delicados. Ao mudar o foco para as atitudes positivas, o vídeo ganha cores e as animações coloridas ganham vida, ressaltando tudo que pode ser feito para ajudar uma pessoa passando por essas situações.

Para produção dos roteiros, a Amil forneceu o contato de clientes do serviço de Saúde Mental da Amil e a Fish liderou o processo de castings, com pré-entrevistas e testes de roteiro até encontrar os melhores candidatos para as gravações no estúdio. Para que o storytelling de cada vídeo fluísse naturalmente, o pré-roteiro foi usado como guia pelo diretor, assegurando que todos os takes e perguntas necessárias fossem registrados.

Se tratando de não atores e temas delicados, foi criado um ambiente caloroso para os entrevistados e os diretores tomaram todos os cuidados para fazê-los se sentir à vontade para contar as suas histórias para as câmeras.

Com uma cenografia minimalista, a direção de arte ficou a cargo das artes still enviadas pela Amil, que foram animadas e expandidas com o uso de lettering para destacar o conteúdo positivo e esperançoso de cada caso.

Crédito: Renato Ribeiro.

Com exibição nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn), sites institucionais, hotsites de campanhas segmentadas sobre o temas e corretoras de saúde, a campanha foi bem recebida com muitos comentários dos espectadores se identificando ou começando uma discussão sobre esses temas que ainda são considerados tabus.

 

Vem conferir:

 

Ficha Técnica:

Cliente: Amil
Produtora: Fish
Atendimento: Alessandro Fadini
Roteirista: Rafael Sylos
Direção: Jonas Samajauskas
Fotografia: Renato Ribeiro
1º Assistente: Jhonatas Silva do Amaral
Som Direto: Rafael Costa Claro de Souza
Produtor executivo: Moisés de Almeida
Figurino: Maria da Conceição da Costa Gomes
Produção de Elenco: Nathalie Rodrigues
Protagonistas (não atores): Vinícius Antônio, Rafaela Perrone, Sueli Colonna, Thainã Oliveira, Fernando Antônio, Juliana Meirelles, Beatriz Alves, Michel Santana, Raquel de Oliveira.
Maquiagem: Marcely Tobias
Operador de TP: Elimar Rogério Beck
Elétrica: Daud Melo dos Santos
Coordenador de pós: Andre Alves
Montagem e sfx: Melissa Bávaro
Libras: Adriano Paiva
Direção de arte e Motion: Ebson Clarindo
Color: Melissa Bávaro
Financeiro: Fernanda Paulino

 

 

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